Bem-vindo ao blog da Magna Sistemas!

Transformação Digital que vai além da Inovação

Zeladoria Urbana e Smart Cities

Zeladoria Urbana e Smart Cities

Como utilizar a tecnologia para o bem da sociedade, criando cidades cada vez mais inteligentes e aproximando a gestão pública e os cidadãos.

Já dizia o ditado: “tudo que existe no micro, existe no macro”. Para o perfeito e harmônico funcionamento de uma casa, o cuidado diário é imprescindível. O mesmo se aplica porta afora: nos bairros, nos municípios e nas cidades. A Zeladoria Urbana tem como foco avaliar, gerenciar e realizar serviços de conservação, manutenção e revitalização das localidades urbanas. Mas como anda este cuidado?

No atual cenário o monitoramento urbano é impreciso. Informações coletadas não são confiáveis, pois não possuem controle e acompanhamento. Sem informações confiáveis as decisões se tornam subjetivas. Faltam ações preventivas e há ausência de procedimentos operacionais. É comum trafegar por vias esburacadas ou se deparar com a queda de árvores por falta de poda e manutenção. As equipes de trabalho são pouco colaborativas e motivadas. A maioria já se acostumou com o lixo espalhado pelas ruas, lixo que com as chuvas se torna detrito nos córregos. Falta integração entre as agências e os sistemas. A taxa de retorno é baixa e o gasto financeiro alto, sem contar o tempo desperdiçado. São muitas arestas para aparar e pontas soltas.

Em um mundo ideal, com cidades mais instrumentadas, interconectadas e inteligentes, o compartilhamento das informações em tempo real possibilitaria uma predição de eventos assertiva. Atendentes virtuais, canais de acesso para os moradores, dados do sistema da Prefeitura integrados e acessíveis despertariam cidadãos engajados. O controle de ar e o uso de energias renováveis trariam mais qualidade de vida. A manutenção preventiva de ativos de sinalização, o monitoramento e otimização dos recursos através de painéis gerariam mais benefícios e mais informações em tráfego. Resultando na administração dos recursos públicos com excelência.

Como transformar o mundo ideal em um mundo real?

Através da Zeladoria Urbana e das cidades inteligentes. Segundo a União Européia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Utilizando tecnologia de ponta, a plataforma única de gestão da zeladoria, é uma solução confiável que conecta provedores de serviço, instituição e cidadão, integrando e gerando visibilidade dos processos.

Zelar pelo bem da cidade cria um terreno fértil para conceber cidadãos mais ativos e colaborativos, suscitando mais respeito com as áreas públicas e melhorando o relacionamento com os gestores.

Quer saber como implantar uma gestão publica otimizada em sistemas integrados que centralizam, monitoram e gerenciam num único painel? Entre em contato com os nossos especialistas!

Magna Sistemas