Saiba como um Centro de Controle Inteligente é vital para o desenvolvimento das Smart Cities

A missão de uma Smart City é otimizar as operações da cidade e impulsionar o crescimento econômico. Para tudo isso funcionar, é fundamental contar com um Centro de Controle Inteligente

 

As cidades precisam se tornar inteligentes! Elas têm agora uma oportunidade de mudar para melhor, aproveitando o avanço das Smart Cities e as novas tecnologias que as acompanham. Produtividade e eficiência de gestão, por exemplo, são alguns dos benefícios gerados com a adoção de um centro de controle apoiado com tecnologias de Internet das Coisas.

 

Associado a esse ciclo virtuoso de melhorias, as cidades inteligentes promovem o crescimento sustentável e com visão de futuro. Ao otimizar os processos e aumentar a satisfação dos cidadãos, as Smart Cities estão se transformando no local ideal para exatamente o que eles precisam: a otimização do uso dos recursos públicos e o melhor padrão de vida.

 

Neste artigo você vai entender na prática como o Centro de Controle Inteligente (CCI) pode se tornar fundamental, por meio do monitoramento, controle e operação em tempo real, na construção de uma cidade inteligente.

 

O que está levando a busca por cidades inteligentes?

 

Construir cidades mais inteligentes cumpre muitos requisitos críticos para os governantes e gestores, e com as Smart Cities é possível:

 

  1. Identificar, quantificar e resolver a sobrecarga operacional em áreas fundamentais da cidade, incluindo aeroportos, estádios, indústrias, centros comerciais etc.
  2. Melhorar a segurança e a felicidade dos cidadãos.
  3. Tornar mais eficiente a gestão de recursos públicos.
  4. Abraçar o conceito das cidades inteligentes é melhorar a vida dos cidadãos, abrindo novas oportunidades para as cidades reunirem, processarem e agirem sobre eventos que acontecem localmente.

 

Uma vez que as cidades começam a fazer a gestão de maneira “inteligente”, elas podem melhorar continuamente os processos administrativos e operacionais, oferecendo mais retorno aos cidadãos.

 

Para se tornar inteligente é preciso ter uma visão em tempo real

 

Um centro de controle se tornou fundamental nesse momento de transformação.

 

Com o uso do Centro de Controle Inteligente, solução da MAGNASISTEMAS, baseada em tecnologia IBM, é possível coletar informações em tempo real, reagir, responder e otimizar a eficiência na gestão de transporte, trânsito, segurança, defesa civil, portos e aeroportos. É possível otimizar processos e fornecem uma visão unificada de todas as operações, reduzindo riscos e aumentando a segurança.

 

Exemplos práticos da integração do Centro de Controle Inteligente e Smart Cities

 

Embora a definição de Smart City possa variar, a sua missão básica é otimizar as funções da cidade e impulsionar o crescimento econômico, enquanto melhora também a qualidade de vida de seus cidadãos, usando tecnologia inteligente e análise de dados. É nesse momento que o CCI se torna fundamental.

 

Tecnicamente, qualquer área da gestão da cidade pode ser incorporada em uma iniciativa de cidade inteligente ao utilizar uma solução de Centro de Controle Inteligente.

 

  • Uma aplicação clássica é na área de trânsito. O gerenciamento de tráfego inteligente é usado para monitorar e analisar os fluxos de tráfego, otimizando sinais de trânsito para evitar os congestionamentos com base na hora do dia ou nos horários de rush.
  • O transporte público inteligente é outra faceta da integração entre o CCI e as cidades inteligentes, sendo usado para garantir a demanda dos usuários. As empresas de transporte são capazes de coordenar os serviços e atender às necessidades dos passageiros em tempo real, melhorando a eficiência e a satisfação dos usuários.

 

Esses são alguns exemplos reais da integração entre Smart Cities e o Centro de Controle Inteligente. Todavia, as iniciativas de cidades inteligentes também visam monitorar e abordar preocupações ambientais, como as mudanças climáticas, a poluição do ar, o saneamento básico. Outros que se beneficiam com essa integração são órgãos, agências ou mesmo recintos menores, como aeroportos, portos, estádios de futebol, ginásios, entre outros, que demandam uma gestão eficiente e monitoramento constante.

 

Para saber mais sobre como o Centro de Controle Inteligente pode ajudar no desenvolvimento de cidades inteligentes e na eficiência estratégica da gestão, acompanhe aqui no blog nossos artigos e novidades em tecnologia.

A MAGNA SISTEMAS, um dos maiores IBM Platinum Business Partners no Brasil, desenvolve solução de Smart Cities há mais de 15 anos. O Centro de Controle Inteligente é uma destas soluções e está baseada na plataforma IBM Intelligent Operations Center e IBM Máximo.

Compartilhar notícia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fale com um especialista

ENCONTRE-NOS

Endereço
Rua Capitão Antônio Rosa, 376 – 12º andar – CEP: 01443-900 – São Paulo – SP