Como a internet das coisas pode ajudar na gestão de ativos públicos

Cuidar das estruturas das cidades é uma necessidade. Afinal, o poder público deve garantir o conforto dos cidadãos e a eficiência dos serviços

 

Assim como a gestão patrimonial tem sido uma preocupação recorrente para as empresas, cuidar dos ativos públicos de infraestrutura de uma cidade tem um valor inestimável. Afinal, nas cidades, é fundamental que o poder público garanta o conforto dos cidadãos – residentes ou não – por meio da zeladoria adequada dos espaços.

Um dos aspectos mais importantes nesse cenário é o planejamento. “Basta lembrar que tudo pode ser considerado como ativo (pessoas, objetos e estruturas, por exemplo) e que acompanhá-lo permite que se ofereçam serviços mais adequados”, avalia Marciel Berto, Gerente de IoT da MAGNASISTEMAS.

Zelando os recursos das cidades

Em grandes cidades do Brasil, as chuvas de verão são abundantes com manifestações climáticas intensas que provocam acidentes naturais com frequência, tais como alagamentos, desabamentos, queda de árvores etc.

Para evitar maiores consequências, é crucial que as prefeituras tenham operações de zeladoria da cidade que permitam desde o recebimento das demandas pelo cidadão, como solicitações de poda de árvore, limpeza de bueiro, etc, até a conclusão do serviço em campo.

No caso de árvores, por exemplo, é essencial ficar atento para mantê-las sempre saudáveis e a tecnologia da internet das coisas pode ser usada para isso de forma eficiente. A implantação de sensores permite coletar dados que ajudam a saber mais sobre suas condições físicas: se sua umidade tem sido suficiente ou se seu grau de inclinação pode ser considerado preocupante, por exemplo.

Assim, o município pode intervir na gestão dos ativos públicos sempre que houver necessidade. Isso ajuda a reduzir custos e a manter um padrão na manutenção, de forma que se antecipem possíveis incidentes e se evite a necessidade de ações corretivas (que são mais caras e invasivas que as preventivas).

Acompanhamento de ocorrências na infraestrutura

Nas cidades, outro aspecto que requer monitoramento constante são os equipamentos de infraestrutura urbana, como ruas, pontes e viadutos. “Qualquer interferência neles afeta diretamente o cidadão”, diz Berto. “Por isso, é importante que haja um acompanhamento continuado da carga e do tráfego a que ele é submetido.”

Assim como nas árvores, podem-se inserir sensores nessas estruturas para observar possíveis alterações. “Depois, com o auxílio do Big Data, os responsáveis têm acesso a dados que permitem que tomem decisões em relação a esses aspectos, diminuindo a ocorrência de transtornos para o usuário.”

Uma das infraestruturas mais complexas de uma cidade é sua rede de sistemas hidráulicos. Estudos demonstram que há perdas importantes ao longo da cadeia de canos que abastecem a população.

Com um sistema de gestão de ativos que use as possibilidades da internet das coisas, é possível mapear toda a rede e tornar os medidores mais inteligentes. Assim, eles podem passar a oferecer informações em tempo real. “Dessa forma, pode-se identificar um vazamento em minutos”, conta o gerente.

É exatamente isso que a MAGNASISTEMAS faz: converter os dados coletados por sensores implantados em diferentes tipos de estrutura em informações de alto valor agregado. Assim, os gestores podem tomar decisões mais adequadas, já que têm dados reais correlacionado como base. “Antes, as informações eram incluídas pelos profissionais e especialistas da área. Agora, são os próprios ativos que fornecem esses dados.”

Dessa forma, a solução sempre leva a resultados positivos, já que beneficia tanto a administração pública (que, além de reduzir custos, ganha eficiência na gestão) quanto o cidadão. “O gerenciamento eficaz dos ativos é uma tendência e uma necessidade em todos os setores”, completa Berto.

Aqui no blog da Magna Sistemas você encontra muitas novidades na área de tecnologia. Aproveite a visita e descubra outros temas de seu interesse!

Compartilhar notícia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fale com um especialista

ENCONTRE-NOS

Endereço
Rua Capitão Antônio Rosa, 376 – 12º andar – CEP: 01443-900 – São Paulo – SP