Como o reconhecimento de imagem vai transformar as empresas

Smart phone face detection and identification (ID) concept. Facial recognition protection and security.

O advento das câmeras digitais, especialmente aquelas embutidas em smartphones modernos, levou a um aumento exponencial no volume de novas imagens digitais e vídeos criados diariamente.

Mais do que em qualquer outro momento da história, as pessoas estão capturando e compartilhando quantidades inéditas de dados visuais e compartilhando-os com suas redes pessoais, sociais e profissionais por meio de uma verdadeira teia de aranha de aplicativos, sites, redes sociais e outros canais digitais.

Como essa atividade aumentou exponencialmente com o tempo, é natural que as empresas tenham procurado encontrar maneiras de aproveitar esse conteúdo e usá-lo para fornecer serviços melhores e mais inteligentes aos clientes.

Basicamente, o reconhecimento de imagem se refere a qualquer tecnologia que tenha a capacidade de identificar lugares, pessoas, objetos, edifícios, logotipos de empresas e uma variedade de outras características nas imagens.

Uma área específica da Inteligência Artificial (IA), denominada Visão Computacional, que é especificamente a capacidade de processar e analisar dados de origem visual, como imagens e vídeos, é a tecnologia subjacente na qual o reconhecimento de imagem é construído.

Construir uma tecnologia de reconhecimento de imagem funcional e precisa é uma tarefa incrivelmente complexa.

O aplicativo de reconhecimento de foto precisa entender os diferentes padrões que compõem os objetos em uma imagem, reconhecer como um objeto que ele detecta pode parecer diferente devido às mudanças em sua posição relativa no espaço tridimensional e levar tudo isso em consideração para reconhecer o mesmo ou objetos semelhantes em dados de entrada futuros.

Como usar o reconhecimento de imagem de IA nos processos de negócios?

Do ponto de vista do negócio, as principais aplicações de reconhecimento de imagem são de reconhecimento facial, segurança e vigilância, geolocalização visual, reconhecimento de objetos, de gestos, de código, na automação industrial, análise de imagens em assistência médica e ao motorista.

Esses aplicativos estão criando oportunidades de crescimento em muitos campos. Vamos dar uma olhada em como o reconhecimento de imagem está criando uma revolução em alguns dos setores de negócios.

Pesquisa inteligente

Programas controlados por máquina foram introduzidos em lojas físicas, bem como em outras lojas nas quais os clientes podem utilizar as opções de digitalização de produtos e transferência de dinheiro sem esperar em longas filas.

Com o sistema de pagamento apoiado por recursos de reconhecimento automático de rosto, ele também adapta os clientes para que paguem e saiam rapidamente.

Hotéis inteligentes

Alguns dos principais hotéis do mundo gerenciam nuvem avançada e tecnologias de inteligência artificial, redes sociais e ferramentas de pagamento.

O que torna esses hotéis “inteligentes” é que os hóspedes podem reservar quartos, registrar-se remotamente e usar seus telefones como cartões-chave, tudo no aplicativo habilitado para reconhecimento de imagem.

A identidade do hóspede é verificada no prédio por meio do reconhecimento facial automático, que concede acesso a uma carteira de identidade digital e fornece acesso a serviços como vouchers de café da manhã com facilidade.

Os hóspedes também podem solicitar serviço de quarto, regular itens como ar-condicionado, cortinas e iluminação e fazer pagamentos por reconhecimento facial.

Postos de combustível inteligentes

Com o reconhecimento de imagem AI apoiando o reconhecimento de placas, os usuários podem vincular suas contas para realizar o pagamento automático em postos de combustível, aproveitando os recursos de reconhecimento de imagem automatizado.

Ao entrar na estação, o sistema determina a placa do motorista, pesquisa as preferências de mercadoria e verifica o histórico de consumo de combustível dos motoristas. Isso permite que os carros comecem a reabastecer no instante em que chegam. Após o preenchimento, o programa liquida o pagamento e envia o recibo ao usuário.

Robôs médicos

Farmácias especializadas em vários países agora usam robôs que possuem códigos de computador predefinidos para conceder análises iniciais dos sintomas dos clientes e prescrições recomendadas.

Ao buscar a recomendação do “robô médico”, a conta do paciente é repassada ao balcão para dispensação de medicamentos.

As cidades poderão usar o reconhecimento de imagem para entender melhor como as pessoas e as coisas se movem.

Com uma grande quantidade de dados à sua disposição, os planejadores urbanos e as autoridades municipais podem tomar decisões mais eficazes sobre onde melhorar a infraestrutura física para obter segurança e eficiência ideais.

Extrair insights de dados representacionais através do reconhecimento de imagem automatizada é um processo inovador com métodos de tomada de decisão em situações coisas críticas. O uso da automação e Inteligência Artificial em importantes processos de negócio deixa uma marca significativa na atual Transformação Digital das empresas e das cidades.

Sobre a MAGNA SISTEMAS

A MAGNASISTEMAS é uma empresa de serviços, IBM Platinum Business Partner, que oferece soluções inovadoras baseadas em diferentes tecnologias para apoiar seus clientes na resolução de desafios de negócios.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de como a MAGNASISTEMAS, em parceria com a IBM, potencializa o uso dos dados com a IA e IoT para inovar o gerenciamento de ativos, otimizar bens imobiliários e instalações, aprimorar a engenharia de software e de sistemas, além de avançar a sua transformação digital.

Compartilhar notícia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fale com um especialista

ENCONTRE-NOS

Endereço
Rua Capitão Antônio Rosa, 376 – 12º andar – CEP: 01443-900 – São Paulo – SP