Redução de custo e ganho de produtividade com indústria 4.0 não é uma visão, mas sim uma realidade.

A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos, melhorando o desenvolvimento de produtos em larga escala.

Indústria 4.0 representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como: inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.

Sabemos que o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil envolve desafios que vão desde os investimentos em equipamentos que incorporam essas tecnologias, à adaptação de layouts, adaptação de processos e das formas de relacionamento entre empresas ao longo da cadeia produtiva, criação de novas especialidades e desenvolvimento de competências, entre outras.

Muitos ainda acreditam que falar de indústria 4.0 é falar de ferramentas complexas, extremamente caras, e que somente grandes empresas com atuação internacional têm acesso ao novo modo de produção. 

Entretanto, por meio das soluções desenvolvidas pela MAGNASISTEMAS com tecnologia IBM, constatou-se que o uso de ferramentas como: sensoriamento, computação em nuvem e Internet das Coisas (IoT), pode gerar um impacto de ganho na produtividade e redução de custos. Assim, problemas que em primeira instância pareciam ser complexos, acabam apresentando soluções simples.

A substituição precoce de equipamentos na indústria, por exemplo, acaba sendo algo mais comum no dia a dia dos gestores do que deveria. Esse pequeno ato pode gerar um custo alto e desnecessário para a indústria.

A incorporação da robótica avançada, da internet das coisas e dos sensores e atuadores utilizados nos equipamentos, possibilitou que as máquinas “conversassem” entre si ao longo das operações industriais.

E com ajuda dessa tecnologia, hoje, é possível identificar, por exemplo, quando uma equipe troca uma peça de forma precoce, provocando um aumento de custo ao não realizar o procedimento correto no período determinado.

Outro exemplo vem de indústrias que precisam se certificar da correta pesagem de seus insumos e produtos. Se a balança utilizada não estiver corretamente calibrada, instrumentalizada e, principalmente, conectada aos demais sistemas da organização, 1mg pode fazer muita diferença no final do processo. Esta informação de falta de acuracidade precisa chegar o mais rápido possível nos responsáveis pela manutenção e também para o time de prevenção a fraude, quando for o caso.

Com orientação, treinamento e tecnologia, o problema pode ser resolvido de forma assertiva com economia financeira a longo prazo. 

Problemas complexos com soluções simples!

Nós, da MAGNASISTEMAS, aceitamos o desafio de sua indústria e resolvemos seu desafio de negócio com as soluções avançadas de tecnologia IBM para a manufatura digital. 

Contando com ferramentas especializadas da IBM para a Indústria 4.0, utilizamos uma abordagem integrada, aplicando a IA, a cloud híbrida e a automação para atingir novos níveis de agilidade, eficiência, qualidade e sustentabilidade. Utilizamos, por exemplo, a plataforma IBM MAXIMO, solução líder mundial em gerenciamento de ativos, manutenção preventiva e preditiva, monitoramento e confiabilidade.

A MAGNASISTEMAS entende o problema da sua empresa e desenvolve uma solução sob medida para que o gestor resolva a situação antes de se tornar um problema. 

Fale com os nossos especialistas e descubra como podemos ajudar a reduzir custos, aumentar a produtividade do seu negócio e a inovar ao máximo o seu negócio. 

Sobre a Magna Sistemas

A MAGNASISTEMAS é uma empresa de serviços, IBM Platinum Business Partner, que oferece soluções inovadoras baseadas em diferentes tecnologias para apoiar seus clientes na resolução de desafios de negócios.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de como a MAGNASISTEMAS, em parceria com a IBM, potencializa o uso dos dados com a IA e IoT para inovar o gerenciamento de ativos, otimizar bens imobiliários e instalações, aprimorar a engenharia de software e de sistemas, além de avançar a sua transformação digital.

Compartilhar notícia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fale com um especialista

ENCONTRE-NOS

Endereço
Rua Capitão Antônio Rosa, 376 – 12º andar – CEP: 01443-900 – São Paulo – SP