AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS – A chave para a retomada dos negócios.

Os impactos da pandemia da Covid-19 afetaram drasticamente a economia global. Não à toa, muitas empresas de diversos tipos de setores precisaram rever suas estratégias e adaptar seus modelos de trabalho, da noite pro dia. Com a necessidade do distanciamento social para a proteção da saúde global o home office se tornou o “novo normal”.

A pergunta que surge é: “como dar continuidade nos negócios sem perder a segurança e produtividade?”. A resposta é uma só palavra: Tecnologia. Um termo que tem o poder de automatizar processos e rotinas através de recursos como Inteligência artificial (IA), destreza digital e trabalho híbrido com força de trabalho distribuída, que possibilitam o trabalho remoto, segundo pesquisa recente do Gartner.

Dessa maneira, o instituto enxerga a tendência do aumento de IA e da automação de processos robóticos (RPA) dentro das empresas, já que estes têm o potencial de automatizar diversas áreas de trabalho onde há tarefas repetitivas e padronizadas, aumentando a agilidade dessas tarefas e reduzindo os custos.

Por isso, já não é novidade ver a IA automatizando diferentes partes do trabalho de rotina das empresas, direcionando o foco dos funcionários apenas para o trabalho não rotineiro, de maior valor.

Adriano Dias, CEO da MAGNA SISTEMAS, explica como a pandemia foi um acelerador do movimento da adoção de tecnologias emergentes nas empresas:

“As organizações tiveram de ser resilientes, adequando de imediato muitos de seus processos de negócio manuais para uma cultura digital e remota. Esse movimento foi fundamental para a sobrevivência das empresas. Quem se preparou com maior agilidade, teve um menor impacto durante a pandemia”.

Outro ponto destacado por Adriano é que “vale ressaltar que mesmo com uma boa experiência digital, as empresas precisam se preocupar com a adoção desta nova cultura corporativa, estando em compliance com legislações. Um exemplo são os workflows que precisam ser estruturados e seus processos revisitados, pois muito do que estava ainda em papel, passou a circular por e-mail. Outro exemplo, muito importante, é a formalização de contratos com assinaturas eletrônicas ou assinaturas digitais com e CPF, inclusive com servidor de TIME STAMP, que realmente substitui um documento físico assinado com reconhecimento de firma”.

De qualquer maneira, para implementar o RPA, é de extrema importância contar com uma ferramenta segura e confiável apoiada por uma consultoria experiente e especializada. A própria IBM, acompanhando a tendência de crescimento desta tecnologia adquiriu recentemente a empresa brasileira WDG Automation, especializada em automação de processos robóticos. Desta forma, criou-se o IBM RPA aliando o que de melhor já existia de simulação de um usuário através de robô com o que há de mais moderno em termos de inteligência artificial, contemplando diversos aspectos como processos de negócios a operações de TI.

A era do digital, torna fundamental o alinhamento com as expectativas de transformação dos negócios, bem como a tecnologia deve proporcionar modernização de processos, maior eficiência e competitividade, e uma experiência do usuário mais aprimorada.

Nesta linha, Adriano Dias reforça “sem dúvida, uma cultura digital que veio para ficar, se mostrou muito eficiente na otimização do trabalho e está proporcionando uma maior qualidade de vida para as pessoas.”

De qualquer forma, por mais que a maioria dos trabalhos passarão por algum tipo de automação, poucos, segundo o Gartner, serão totalmente substituídos por IA. A avaliação do instituto de pesquisa revela que as empresas que aderem a combinação de humanos e máquinas, proporcionam uma maior eficácia e satisfação no trabalho, principalmente com as transformações da pandemia.

Sobre a Magna Sistemas

MAGNASISTEMAS é uma empresa de serviços, IBM Platinum Business Partner, que oferece soluções inovadoras baseadas em diferentes tecnologias para apoiar seus clientes na resolução de desafios de negócios.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de como a MAGNASISTEMAS, em parceria com a IBM, potencializa o gerenciamento de processos de negócios com IA e RPA para alavancar a transformação digital através da jornada da automação.

Compartilhar notícia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fale com um especialista

ENCONTRE-NOS

Endereço
Rua Capitão Antônio Rosa, 376 – 12º andar – CEP: 01443-900 – São Paulo – SP