RPA – Robotic Process Automation – Modelagem, integração, otimização e gestão de processos de negócio.

Os benefícios resultantes da melhoria contínua para simplificar e acelerar os processos de negócios são essenciais para as empresas. Às vezes, um processo de negócio bem definido pode não estar performando, uma vez que muitas de suas etapas são repetitivas, assim sendo totalmente sujeitas aos erros humanos – diferentemente de quando o processo está automatizado.

A Automação de Processos Robóticos (RPA – Robotic Process Automation), por sua vez, diminui drasticamente os erros que antes aconteceriam com maior frequência, liberando as pessoas para outras tarefas e projetos com maior valor agregado para a empresa em que trabalha. Além disso, hoje em dia, pode se incorporar Inteligência Artificial (IA) na automatização dos processos de negócio para aprimorar a análise de dados, tomada de decisão e aprendizagem. A combinação de RPA com IA é extremamente poderosa para aprimorar as decisões e análises dos negócios.

De qualquer maneira, uma coisa é certa: até mesmo as tecnologias têm suas limitações, por isso também é de extrema importância o julgamento e análise dos colaboradores, posteriormente, para definir as decisões de negócios e mitigar outros riscos.

Claro que isso não exclui o fato da importância da automatização de processos de negócios para as empresas, que ao implementarem tecnologia de RPA em seus negócios, conseguem economizar centenas de horas de trabalho por dia, em tarefas repetitivas e que não necessitam do olhar humano.

A automação é uma grande solução para diversos problemas. Sim, diversos!

Seja uma falha na rota de abastecimento, processos de ponta a ponta como “pedidos a receber” ou erros de sistemas, os dados digitais sempre serão transmitidos, sem esforço e em pouco tempo, de um sistema para o outro. Interligando, assim, a empresa como um todo e eliminando gargalos.

Além disso, a experiência do profissional se torna tão importante quanto a do cliente, já que, com as automações, o colaborador se sente mais engajado e com mais produtividade por estar focado em pensar o negócio e não a executar tarefas repetitivas.

Com o passar dos anos, veremos a tecnologia assumir, cada vez mais, papeis importantes dentro das empresas tanto que a transformação digital já não é mais uma novidade e sim uma necessidade. Por outro lado, é um processo longo e de necessária adaptação para a empresa se manter relevante no mercado em que atua.

Dessa forma, uma plataforma de Automação de Processos Negócios Digitais deve ser flexível e integrada, capaz de automatizar aspectos importantes e distintos da operação. As capacidades robóticas devem ser capazes de suprir tarefas manuais e repetitivas, captura visual, conteúdo cognitivo e decisões baseadas em regras, cobrindo:

  • Modelagem: portal colaborativo para construção da inteligência de processos na empresa;
  • Tarefas: automatização com bots (robôs) colocando fim em tarefas rotineiras, no copy&paste de dados e nos erros causados pelo trabalho manual e repetitivo;
  • Conteúdos compartilhados e gerenciados: armazenamento, análise, colaboração e pesquisa de forma segura e centralizada dos conteúdos de negócio;
  • Workflows: fluxos de negócio gerenciados de ponta a ponta para melhorar a eficácia entre processos;
  • Decisões de negócios: centralização e automatização de regras e políticas complexas com apoio da IA para ganhar agilidade na tomada de decisão, permitindo rápida adaptação a mudanças e gerenciamento em tempo real;
  • Captura de dados: classificação e extração de dados de milhares de documentos com qualidade e assertividade, usando recursos cognitivos;
  • Insights: a partir da massa de dados gerada para monitoramento de desempenho, aprendizado e recomendações cognitivas.

Apesar de apresentar um conceito relativamente simples, o RPA é uma ferramenta tecnológica avançada ainda recente em muitos negócios. Por isso, é importante o apoio especializado para sua implementação que possa responder dúvidas e resolver problemas que venham a ocorrer durante sua adoção.

Sobre a Magna Sistemas

MAGNASISTEMAS é uma empresa de serviços, IBM Platinum Business Partner, que oferece soluções inovadoras baseadas em diferentes tecnologias para apoiar seus clientes na resolução de desafios de negócios.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de como a MAGNASISTEMAS, em parceria com a IBM, potencializa o gerenciamento de processos de negócios com IA e RPA para alavancar a transformação digital através da jornada da automação.

Compartilhar notícia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fale com um especialista

ENCONTRE-NOS

Endereço
Rua Capitão Antônio Rosa, 376 – 12º andar – CEP: 01443-900 – São Paulo – SP