Por que o conceito de fábrica inteligente é a chave para a Indústria 4.0?

O conceito de fábrica inteligente é cada vez mais discutido em relação ao setor industrial. Então, o que é exatamente uma fábrica inteligente e por que ela é importante para a Indústria 4.0 ?

Embora não haja uma definição oficial de fábrica inteligente, o termo geralmente é usado para designar uma instalação de produção altamente digitalizada e conectada. O conceito de fábrica inteligente é muitas vezes pensado como o resultado ou visão da quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0.

O conceito de fábrica inteligente e tecnologia conectada

As fábricas inteligentes adotam o conceito de Digital twin (gêmeo digital), termo que representa um salto significativo na forma como empresas poderão desenvolver, avaliar e aprimorar os seus produtos, como base para a manufatura digital.

Máquinas de produção participam da fabricação com uso da conexão de rede local para receber ordens, relatórios de progresso, instruções de trabalho e interagir com os sistemas de qualidade e rastreabilidade.

Desta forma, os trabalhadores do chão de fábrica têm acesso imediato às programações, instruções, dados de qualidade, status de estoque e mudanças de demanda.

Além disso, toda a empresa, incluindo engenharia, vendas e marketing, executivos, serviço de campo, materiais e planejamento, contabilidade e até mesmo clientes e fornecedores, estão digitalmente conectados para monitorar necessidades e atividades, colaborar em toda a empresa e trabalhar em conjunto para aumentar a velocidade e eficiência.

As características definidoras da fábrica inteligente são visibilidade e conectividade

O uso extensivo de sensores e dispositivos industriais de internet das coisas (Industrial Internet of Things – IIoT) fornecem grande parte da tecnologia, enquanto análises cada vez mais sofisticadas e aplicativos inteligentes baseados em IA e aprendizado de máquina assumem grande parte das tarefas rotineiras de gerenciamento, permitindo que funcionários, gerentes e executivos se concentrem sobre como lidar com exceções e tomar decisões estratégicas e táticas sólidas.

Conforme a visão do conceito de Indústria 4.0 se desdobra, as expectativas são de que as fábricas inteligentes serão capazes de reduzir significativamente ou eliminar defeitos e tempo de inatividade não planejado, reduzir o desperdício e otimizar a produção e a eficiência.

Assim como a conexão e a comunicação em um relacionamento pessoal são as chaves para evitar problemas e criar novos comportamentos mais produtivos, o mesmo ocorre na esfera da fabricação inteligente.

No fundo, é exatamente disso que se trata a fábrica inteligente – criar conexão em serviço de grandes melhorias em como as coisas são feitas.

Com a fábrica inteligente, estamos falando sobre a miríade de processos, máquinas, pessoas e dados dos quais depende a criação de qualquer coisa – do produto mais simples à peça mais complexa do maquinário.

Também estamos falando sobre as tecnologias aparentemente infinitas que podem fazer parte do cenário da manufatura digital, incluindo design auxiliado por computador, a internet das coisas, robótica, impressão 3D e muito mais. Em outras palavras, a questão do que o termo fábrica inteligente realmente significa.

Conceito de fábrica inteligente para futuro da Indústria 4.0

Embora tudo isso possa soar como uma visão futurista incrível, as tecnologias necessárias para dar vida a esse conceito de fábrica inteligente estão disponíveis e em uso hoje, e um número crescente de companhias estão aproveitando os benefícios da fabricação digital e da Indústria 4.0.

A tecnologia continua a evoluir, é claro, e uma pegada mais ampla, integração mais estreita e mais automação certamente estão em andamento. Os principais desenvolvimentos em interfaces homem-máquina, incluindo melhores análises, realidade aumentada e tecnologia de voz, servirão para aproximar as pessoas, a fábrica e a cadeia de suprimentos em um futuro previsível.

Sobre a MAGNA SISTEMAS

A MAGNASISTEMAS é uma empresa de serviços, IBM Platinum Business Partner, que oferece soluções inovadoras baseadas em diferentes tecnologias para apoiar seus clientes na resolução de desafios de negócios.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de como a MAGNASISTEMAS, em parceria com a IBM, potencializa o uso dos dados com a IA e IoT para inovar o gerenciamento de ativos, otimizar bens imobiliários e instalações, aprimorar a engenharia de software e de sistemas, além de avançar a sua transformação digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *